José Antônio Veiga Sanhudo
Porto Alegre - RS
[email protected]
Roberto Zambelli de Almeida Pinto
Belo Horizonte - MG
[email protected]
Em tempos de pandemia, incertezas e inseguranças, todos precisamos nos reinventar. E com a nossa ABTPé não seria diferente. Há meses estamos desenhando um projeto que consolidasse o cirurgião de tornozelo e pé como um profissional transformador de vidas, devolvendo aos nossos pacientes com fraturas ou deformidades suas vidas cotidianas.
O Projeto Pé na Estrada chega como uma ferramenta de transformação. Muitos dos nossos colegas brasileiros já participaram de missões humanitárias mundo afora e o grande número de inscritos nos primeiros dias do lançamento sinaliza como o nosso membro estava ansioso em desbravar nosso imenso país, ajudando pessoas que precisem dos nossos cuidados. O projeto tem como proposta acontecer no período de uma semana em cada cidade selecionada, tempo em que os cirurgiões de tornozelo e pé irão examinar os pacientes e determinar o tratamento a ser realizado no primeiro dia e, nos dias subsequentes, os pacientes selecionados serão operados e cuidados dentro do ambiente hospitalar.
A vocação em servir o próximo é inerente a nossa profissão e quando podemos operar aqueles que mais necessitam, mas que por diversas razões não puderam ter acesso a uma medicina de qualidade, nos sentimos realizados, não só como profissionais, mas também como seres humanos.
Neste projeto, cirurgiões voluntários de diversas partes do Brasil viajarão na companhia de ortopedistas em formação na área de pé e tornozelo, também voluntários, para tratar cirúrgica e não-cirurgicamente pacientes nas cidades anfitriãs. Desta forma, a ABTPé estará atuando em dois de seus pilares: oferecer a oportunidade de médicos em formação compartilharem conhecimento com cirurgiões mais experientes e fortalecer a assistência à saúde no interior do país, através do atendimento por médicos capacitados para o tratamento de enfermidades do tornozelo e pé.
A Diretoria buscou parceiros para viabilizar o projeto e as primeiras expedições contarão com o apoio entusiasmado do Instituto Manlio Napoli. Não podemos deixar de agradecer, publicamente, o suporte incondicional dado pelo Prof. Napoli a esta nossa iniciativa. E com certeza outros parceiros virão!
Aos colegas que desejarem participar, basta entrar em www.projetopenaestrada.com.br e se inscrever preenchendo o formulário especifico. Sua participação será muito bem-vinda. As cidades candidatas precisam ser abraçadas por um colega ortopedista e deverão cumprir alguns pré-requisitos que consideramos fundamentais para que possamos praticar um atendimento baseado na segurança, tanto para os pacientes quanto para os cirurgiões que irão participar, bem como a manutenção dos cuidados aos pacientes durante todo o período de sua recuperação.
Convido a todos que se juntem a nós nessa corrente do bem! Quando esta tempestade passar, estaremos prontos com uma ferramenta desenvolvida para acalentar o coração daqueles que precisam de um tratamento que está ao nosso alcance.

|