Palavra do presidente

 

 
     
 

Em posição de largada!

Aos poucos, com prudência e com a vacinação abrangente, estamos recuperando nossas vidas pré-pandemia e nossas atividades científicas presenciais deverão, aos poucos, ser retomadas. O próximo curso de cirurgia percutânea, programado para outubro, teve uma adesão extraordinária e em poucos minutos todas as vagas foram preenchidas. Nossos eventos maiores, como o congresso bianual e o curso temático do hálux valgo, estão programados para serem realizados presencialmente em 2022 e têm tudo para alcançar um grande sucesso. Até lá, a educação continuada dos nossos associados será alimentada pelos Clubes do Pé e pelo conteúdo atualizado do PÉC, que não para de crescer. 

Entre as imposições da pandemia, a impossibilidade de geração de receita através de eventos presenciais nos obrigou a implementar uma austeridade na gestão de despesas possivelmente sem precedentes na nossa associação. Como resultado, conseguimos atravessar esta que poderia ser uma das piores fases da nossa história com os pés no chão e bastante tranquilidade. 

A recente inauguração do Centro de Memórias Manlio Napoli, fez com que o fundador e mentor da ABTPé e muitos de seus residentes pudessem reviver um pouco da história do Hospital Anchieta, uma das mais importantes instituições na história da cirurgia do pé no Brasil. Muitas relíquias do acervo pessoal do professor Napoli estão agora disponíveis para visitação. Vale muito a pena! 

Além disso, um dos projetos sociais mais importantes e pioneiros da ABTPé está finalmente saindo do papel. O Projeto Humanitário Pé na Estrada esta programado para estrear na cidade de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 19 de novembro de 2021. Com a coordenação local do Dr. Vanderson Roso, estamos trabalhando na seleção dos casos e organização da semana de atividades que contará com atendimentos e realização de cirurgias, além de um dia inteiro de atividades científicas, incluindo apresentações e discussão de casos clínicos. Este será o primeiro de uma série de programas planejados para ocorrer regularmente, e que beneficiará dezenas de pacientes através de cirurgias e inúmeros colegas através do compartilhamento de conhecimento. 

Por fim, depois de tantas boas notícias, não posso deixar de lamentar uma perda irreparável. O amigo, ex-presidente da ABTPé e um dos mais carismáticos dos nossos associados, o querido Augusto César Monteiro nos deixou recentemente e em nossos encontros daqui para a frente sentiremos muita falta daquela simpatia singular.

Uma excelente retomada a todos! 

José Antônio Veiga Sanhudo
Porto Alegre - RS
josesanhudo@yahoo.com.br