Centenário Prof. Manlio Mario Marco Napoli
“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente”
Albert Einstein
.JPG)
.jpg)
No último dia 05 de dezembro de 2021, comemoramos com muito orgulho e alegria o centenário do Professor Napoli. O Professor nasceu em 05 de dezembro de 1921, na cidade de São Paulo, Capital, filho dos imigrantes italianos Sr. Francisco Napoli e Sra. Hortência Cocino Napoli.
Iniciou os estudos formais em 1930, no Grupo Escolar “Marechal Floriano”, e cursou o secundário em 1934, no Ginásio do Estado de São Paulo. Em 1939 ingressa no curso Pré-médico - “Colégio Universitário”, preparatório para o vestibular de medicina, sendo aprovado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1941 (29° turma).
Durante a graduação, conviveu com professores de grande destaque como Prof. Dr. João Sampaio Goes, Prof. Dr. Ricardo Veronesi, Prof. Dr. Orlando Lodovici, Prof. Dr. Bernadino Tranchessi, entre outros.
Com excepcional desempenho e méritos acadêmicos, foi selecionado em 1947 para cursar a residência médica do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP, cadeira liderada pelo Prof. Dr. Francisco Elias de Godoy Moreira. Concluídos os dois anos do programa, foi aprovado em concurso público para o cargo de Auxiliar de Ensino do Departamento em 1949.
No início da década de 1950, iniciou estudos na cirurgia do pé, sendo considerado um dos pioneiros da Especialidade Tornozelo e Pé no mundo. Em cinco de dezembro do mesmo ano, casou-se com a Sra. Cesarina D’Angelo, a Dona Ceci.
Durante os anos seguintes, participou da formação de centenas de especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia do Tornozelo e Pé no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e no Hospital Anchieta.
Em 1964, no concurso de Livre Docência, defende a tese: “Tratamento Cirúrgico do pé equinovaro congênito recidivado e inveterado - contribuição à técnica e estudo crítico baseado em 155 casos”.
A partir de 1966, por sua destacada atuação profissional, assume o cargo de Diretor Clínico do IOT-HC-FMUSP a convite do Professor Titular Flavio Pires de Camargo, contribuindo para excelência do ensino, pesquisa e assistência do Departamento.
Em 1972, conquista o título de Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1986, vence o concurso para título Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.
Ainda em 1972, cria o Centro de Estudos que denominou “Clube do Pé”, que agrega ortopedistas interessados na subespecialidade tornozelo e pé. Em 1975, funda a Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé, hoje denominada ABTPé. É o fundador, consolidador e mantenedor da nossa ABTPé, uma das primeiras com reconhecimento internacional.
Ao longo da carreira, publicou 55 artigos em revistas científicas e 13 livros didáticos, participou de 180 congressos, apresentou 260 trabalhos, proferiu 125 conferências e foi agraciado com 27 homenagens e prêmios.
Essa vitoriosa carreira deve-se ao caráter rígido, integridade moral e disciplina na execução de suas atividades que deu autoridade aos cargos exercidos. Frutos da primorosa formação familiar, do seu esforço pessoal para vencer os obstáculos, da liderança inconteste e da abençoada saúde que lhe permite essa longevidade produtiva.
Querido Professor Manlio Mario Marco Napoli, suas virtudes, conquistas e contribuições continuam a ser exemplo e motivação para seus discípulos, seus amigos e para os jovens especialistas. Parabéns e muito obrigado.
Alexandre Leme Godoy dos Santos Diretor CET • Ensino e Treinamento [email protected]

|