1º Programa Humanitário Pé na Estrada
.jpg)
.jpg)
Adiado em 2020 devido a pandemia, o 1º Programa Humanitário Pé na Estrada foi realizado em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, entre 14 e 19 de novembro de 2021. Ao todo, 31 pacientes foram cuidadosamente selecionados pela equipe de ortopedistas da vizinha cidade de Santa Maria. Sob a coordenação dos colegas Vanderson Roso e Cleber Lotti, os pacientes e seus exames foram avaliados e os casos foram debatidos virtualmente, um a um, pelo time de ortopedistas que iria participar desta iniciativa inédita para a nossa associação.
A indicação técnica, a definição da equipe cirúrgica e do material de síntese, assim como a necessidade do uso de anticoagulante baseado no escore de Caprini, foram todos definidos antecipadamente e confirmados através do exame clínico presencial no primeiro dia do programa. A organização invejável dos médicos e dos demais profissionais envolvidos permitiu que todos os pacientes fossem operados, totalizando 42 pés corrigidos naquela semana, alguns deles há mais de dez anos na fila de espera do sistema único de saúde.
O choro de alegria dos pacientes e de satisfação dos funcionários locais representou muito bem uma semana que foi uma das mais gratificantes da vida de todos os envolvidos. O nosso especial agradecimento à engajada equipe local, que além dos membros da ABTPé envolveu 12 residentes e uma estudante de medicina, a Fundação Napoli que financiou o projeto e aos demais parceiros que nos apoiaram fornecendo equipamentos e tornaram a realização do programa muito mais fácil. Já temos mais dois projetos programados para 2022! Não deixe de participar se inscrevendo como voluntário ou cadastrando sua cidade como anfitriã. Os pacientes agradecem!
José Antônio Veiga Sanhudo Porto Alegre - RS [email protected]

|