INFORME-SE

     
 

Pé na estrada: pacientes recebem atendimento em Ponte Nova (MG)

 

 

Entre os dias 14 e 17 de julho de 2022, a ABTPé, com o apoio da Fundação Napoli Participações, promoveu mais uma edição do Projeto Pé na Estrada e desta vez o destino foi Ponte Nova, na região leste de Minas Gerais.

Com uma população de 60 mil habitantes, esta simples e acolhedora cidade não possui cirurgião especialista em pé e tornozelo para atender sua população. Muitos pacientes estavam aguardando há muitos anos por uma cirurgia reconstrutiva na distante Belo Horizonte.

Um time de voluntários mineiros, gaúchos e um baiano, incluindo ortopedistas, anestesistas e instrumentadoras, doaram seu tempo e seu trabalho para ajudar a população do local. Todos os casos atendidos foram extensamente debatidos entre os ortopedistas e residentes participantes, promovendo uma troca de aprendizado e beneficiando sobremaneira os pacientes do programa.

Foram realizadas cirurgias complexas e vários casos foram operados bilateralmente com o objetivo de resolver as demandas locais de maneira definitiva, sempre priorizando a menor morbidade possível.

E mais uma vez o resultado superou as expectativas. Pacientes felizes e aliviados pela ação de profissionais motivados e imbuídos pelo espírito – e possibilidade – de ajudar pessoas tão necessitadas. A atmosfera durante o programa não é possível descrever em palavras. O nosso programa precisa somente de anfitriões e voluntários. Habilite-se para as próximas edições e viva esta experiência inesquecível. Você pode fazer a diferença na vida de alguém.

A ABTPé agradece a Fundação Napoli Participações por todo o suporte, aos voluntários e anfitriões, aos parceiros Medartis, Rede Mater dei de Saúde, AMGS, HMedical, Biolife, VGBras e Traumacamp que tornaram essa edição possível.