PrĂªmio Professor Napoli
O Prêmio Professor Napoli oferece aos três primeiros colocados no Exame Oficial e Qualificatório para membro Titular da ABTPé um estágio de duas semanas em um Centro Formador ABTPé de sua escolha, além da visita ao Centro de Memórias Manlio Napoli em São Paulo, sem custos de deslocamento ou estadia.
Os 3 ganhadores desta primeira edição do prêmio são:
- Adrielle Pinto Moraes
- Emanoel Jefferson Aguiar Fenelon
- Vinícius Alvarenga Pereira
Parabéns novamente aos ganhadores!
Dra. Adrielle Pinto Moraes
Expresso minha gratidão à ABTPé pela oportunidade de grande aperfeiçoamento profissional e pessoal. Com a premiação, tive o prazer de conhecer o Memorial do Professor Manlio Napoli, pioneiro e fundador da ABTPE, e realizar o estágio no Centro Formador Hospital Albert Einstein. Sou grata ao Dr. Marcelo Prado, Dr. Caio Nery, Dr. Alexandre Godoy e Dr. Felipe Alloza, os quais me receberam com grande alegria e me permitiram acompanhá-los em consultórios e cirurgias. Tive grandes experiências que me instigaram/instigam a perseguir novos conhecimentos e técnicas cirúrgicas para que eu possa levar, em especial, ao público paraense o melhor atendimento possível.







Dr. Emanoel Jefferson Aguiar Fenelon
Durante o fellowship no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (IOT-FM-USP) no ano passado, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos tanto profissionais quanto pessoais. Receber o Prêmio Professor Napoli foi uma honra, pois representa muito na Cirurgia do Pé e Tornozelo no Brasil. Decidi estender minha estadia por mais duas semanas na mesma instituição onde realizei meu fellowship, e essa experiência foi excepcional. Além de reencontrar amigos, desde professores até residentes, aproveitei para aprofundar meus aprendizados em reuniões clínicas e procedimentos cirúrgicos. Expresso minha gratidão a todos pela calorosa recepção e valiosos ensinamentos. Agradeço também ao Instituto Napoli e à ABTPé por proporcionarem a promoção deste prêmio e por todo o suporte oferecido.


Dr. Vinícius Alvarenga Pereira
Sinto-me honrado em receber o prêmio Professor Napoli. Tive minha formação em ortopedia em 2011 no Hospital Universitário Ciências Médicas, onde também cursei a especialização em cirurgia do pé e tornozelo em 2012, porém somente agora consegui associar-me à ABTPé.
Embora permeasse minha mente o receio de não ser aprovado na prova para a obtenção do título, o sonho de fazer parte dessa sociedade tão ativa e representativa foi o que mais me estimulou. Dediquei-me com a mesma determinação que tive em outras prioridades em minha vida, e para esse momento, não foi diferente.
Não ser aprovado na prova, na minha cabeça, seria uma frustração, não competia com ninguém, somente comigo mesmo, e essa é a luta mais dura.
Ao término da prova, tinha certeza da minha aprovação, mas receber o prêmio Professor Napoli superou as minhas expectativas. Ainda melhor foi vivenciar o prêmio. Minha opção foi pelo estágio na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, e como acertei na escolha.
Aos 41 anos, um pouco mais maduro, já com uma vivência em cirurgia do pé e tornozelo, subespecialidade em que me dedico há mais de 10 anos, aproveitei o estágio com um olhar mais crítico, uma mente mais aberta e sabia que o serviço escolhido teria muito além de técnica cirúrgica a me oferecer.
Me deram a oportunidade pretendida e vivenciei a rotina do serviço por completo. Participei de reuniões clínicas, atendimento ambulatorial e de urgência, cirurgias eletivas e emergências, tanto em serviços privados como do Sistema Único de Saúde. E como aproveitei.
A equipe é linearmente competente, o foco e o desejo de fazer o melhor ao paciente, além do embasamento científico, também me chamou a atenção. Muitos dos preceptores da Unifesp eu já admirava dos Clubes do Pé, congressos e aulas do PEC (Programa de Educação Continuada da ABTPé), saio ainda mais fã!
Terminei o estágio inspirado, motivado e com a certeza de que estou no caminho certo, que meus valores devem ser preservados e com a mesma certeza que sempre tive, sempre estou disposto a aprender! Me ensinaram muito!
Espero ter deixado uma boa impressão. Levo essa experiência em minha mente e em meu coração. À Unifesp, obrigado por tanto em tão pouco tempo. Em especial à Dra. Tânia, muito obrigado, sua energia transborda, nos dá força.
Quanto a conhecer e conviver com o Dr. Caio Nery, não saberia explicar o que senti nos dias em que estive com ele, mas conseguiria exemplificar. Seria como uma criança apaixonada por futebol, e tivesse a oportunidade de passar um dia com o Neymar e, ao final do dia, participasse de alguns jogos oficiais com ele. Emoção que não cabe no peito. Ídolo!!! E como diria meu ídolo, “Nada resiste ao trabalho duro”. Assim acredito, assim recebo frutos do que planto, assim continuarei buscando meus objetivos. Para frente e para o alto. Assim desejo viver e compartilhar o que sei, com a vontade e a certeza ainda maior que já tinha, sempre posso melhorar. Deixo aqui registrado meu muito obrigado à ABTPé e à Unifesp.





|