Imprensa ABTPé

Cirurgiões do tornozelo e pé se reúnem em Florianópolis – SC

17/05/2019

19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé reafirma sua posição de 2º maior congresso da especialidade no mundo

De 15 a 18 de maio, o espaço Açores, na Costa do Santinho, em Florianópolis – SC, recebe o 19º Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e o 2º Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Tornozelo e Pé, com uma vasta programação científica e muitos convidados internacionais.

Com mais de 800 inscritos, 25 estados brasileiros presentes, além de participantes e palestrantes de vários países da América Latina, América do Norte e Europa, o Congresso da ABTPé 2019 confirma sua posição como segundo maior congresso da especialidade, se classificando na sequência do congresso norte-americano.

O evento teve início com um pré-congresso, onde foram realizados dois cursos: artroscopia e trauma. Para o coordenador do curso de artroscopia, Dr. Roberto Zambelli, a formatação do pré-congresso com cursos mais aprofundados é essencial. “É uma excelente oportunidade de entrar no detalhe em temas que exigem mais técnica e discussão. A artroscopia ainda tem muito a ser explorada e ampliada. Aqui tivemos a oportunidade de explorar as patologias que podem ser feitas pela artroscopia dos conceitos básicos, instrumental e vias de acesso até discussões mais aprofundadas das lesões mais comuns como: osteocondral dos talos e estabilidades do tornozelo”, conta Zambelli.

O Congresso contou com palestrantes de destaque: Steven L. Haddad (EUA), Cristian Ortiz (Chile), Eduardo Fuentes (Chile), Emilio Wagner (Chile), Federico Usuelli (Itália), Jorge Zabalaga (Bolívia), Juan Manoel (Argentina), Manuel Resende (Portugal), Maria Josefina (Uruguai), Peter Salat (Canadá), Anthony Perera (Inglaterra), Andrea Veljkovic (Canadá), Gabriel Khazen Barrera (Venezuela), Paulo Felicissimo (Portugal), Santiago Guerrero (Colômbia) e Yoshiharu Shimozno (EUA).

O presidente do Congresso, Dr. Mário Kuhn Adames, destacou o envolvimento dos colegas da comissão local e de sua satisfação no desenvolvimento do maior congresso da ABTPé, buscando a reunião dos colegas ortopedistas no estado de Santa Catarina. “Trabalhamos arduamente para trazer a melhor estrutura, com uma programação científica interessante, atualizada e ajuda a resolver as questões do dia a dia do médico, na parte social temos eventos todos os dias, assim como convidamos também a todos em aproveitar as belezas e a hospitalidade da ilha de Florianópolis. Nos preparamos com muito carinho para receber os colegas do Brasil e do exterior, bem como suas famílias. A ABTPé e seus associados devem formar uma grande família”, ressaltou Adames. 

“Nos encontros semanais, médicos ortopedistas especializados em tornozelo e pé discutiam casos de suas rotinas, explorando formas de tratamento e técnicas de cirurgia. Destes encontros, nasceu a ABTPé. Pois bem, já na nossa fundação provamos que o compartilhamento de ideias é fundamental para o aprimoramento de nossa profissão. Está no nosso DNA nos reunirmos para aprimoramento e a qualidade desse congresso é um exemplo da nossa vocação”, destacou o presidente da ABTPé, Marco Túlio Costa, em seu discurso, na solenidade de abertura do Congresso.

O congressista, Fernandes Arteiro, de Pernambuco, sócio da ABTPé desde 2003 diz que tem uma participação ativa nas atividades científicas da Associação e parabenizou a organização do 19º Congresso em Florianópolis. “É sem dúvida, um grande evento. A programação científica e os convidados internacionais são de altíssimo nível. Tenho muita satisfação de fazer parte da ABTPé que não apenas nos proporciona atualização científica, como nos reúne em torno dos avanços da especialidade e ainda promove nosso congraçamento, reúne nossas famílias. Nosso é evento é um orgulho, o mais importante evento sul americano na especialidade e a ABTPé tem avançado com sua política de inclusão das regionais e os critérios associativos estão cada vez mais rígidos, o que fortalece o grupo. Esse congresso congrega e explicita todo o desenvolvimento de nossa sociedade.”, conclui o associado nordestino.

O evento oferece 25 módulos de discussão, 2 cursos temáticos, salas de temas livres, exposição de pôsteres, master class, atividades institucionais da ABTPé, simpósios satélites, 22 expositores e boa programação social.

Confira a publicação de fotos nas redes sociais da ABTPé. Foto: Mauro Goulart

« Voltar