Imprensa ABTPé

Projeto Humanitário Pé na Estrada opera 12 paciente em Ponte Nova (MG)

21/07/2022

Uma nova edição do “Projeto Humanitário Pé na Estrada” aconteceu na cidade de Ponte Nova (MG), entre os dias 14 e 17 de julho. O Hospital Arnaldo Gavaza foi o anfitrião da ação, que recebeu 13 ortopedistas e 2 anestesistas, membros e R4 da ABTPÉ, e outros anestesistas voluntários. Foram 12 pacientes atendidos, com um resultado de 16 pés operados (4 pacientes operaram os dois pés).

O objetivo principal do programa é levar atendimento ortopédico de profissionais experientes até áreas carentes e melhorar a qualidade de locomoção e de vida de pacientes que estão na fila de espera em serviços públicos. “Nas duas edições do programa nos deparamos com problemas variados e muitos casos de pacientes adultos com problemas congênitos, ou seja, que os acompanhavam durante a sua vida inteira e de pacientes com dificuldades para caminhar há 5 ou 10 anos! Para estes pacientes, acreditamos que o tratamento realizado dividiu a vida em duas partes: antes e depois da cirurgia”, afirma o coordenador do projeto e ex-presidente da ABTPé, Dr. José Antônio Veiga Sanhudo.

Além do atendimento cirúrgico, o projeto viabilizou atividades científicas, que envolveram a discussão de todos os casos entre os cirurgiões mais experientes e os residentes. “O resultado é que os pacientes se beneficiam muito de serem tratados pelo consenso de colegas acostumados no tratamento de doenças do pé e tornozelo!”, ressalta o cirurgião.

A expectativa já é muito grande e muito boa para a próxima edição! Logo após o evento em Ponte Nova, Sanhudo afirma que já receberam contato de voluntários interessados em ajudar no próximo e de colegas interessados em receber o evento na sua cidade. “O programa traz muitos benefícios para os pacientes e é muito gratificante para todos os participantes da classe médica, da enfermagem e da área administrativa que trabalha muito na logística do programa!”, finaliza o ex-presidente.

Conheça mais sobre a ação, no site oficial: http://projetopenaestrada.com.br/

« Voltar