Imprensa ABTPé

Esporão do calcâneo: causas, sintomas e tratamentos

19/04/2023

O esporão do calcâneo é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente aquelas que praticam atividades físicas com impacto nos pés, como corrida e salto. Trata-se de uma protuberância óssea que se forma no calcâneo, o osso que compõe o calcanhar. Essa protuberância pode causar dor e desconforto na região, dificultando a realização de atividades cotidianas e esportivas.

As causas do esporão do calcâneo incluem o uso frequente de calçados inadequados, excesso de peso, desalinhamento biomecânico dos pés e traumatismos repetitivos. Os sintomas incluem dor no calcanhar, que pode ser sentida principalmente ao caminhar ou realizar atividades físicas, além de vermelhidão e inchaço na região.

Para tratar o esporão do calcâneo, é importante identificar a causa da condição e adotar medidas para aliviar a dor e o desconforto. O uso de calçados confortáveis e a realização de atividades físicas de baixo impacto podem ajudar a reduzir a pressão sobre o calcanhar e aliviar a dor. Além disso, a aplicação de gelo na região afetada e o uso de anti-inflamatórios podem ajudar a controlar a inflamação e reduzir a dor.

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar fisioterapia ou usar palmilhas ortopédicas para corrigir desalinhamentos biomecânicos dos pés e aliviar a pressão sobre o calcanhar. Em casos raros, a cirurgia pode ser indicada para remover a protuberância óssea.

« Voltar