Imprensa ABTPé

Artrite Gotosa: entenda a doença e saiba como tratá-la

26/04/2023

A artrite gotosa, também conhecida como gota, é uma forma de artrite que ocorre quando cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, causando dor, inchaço e vermelhidão. É uma doença crônica e progressiva que pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros, mas é mais comum em homens e mulheres após a menopausa.

Os sintomas da artrite gotosa incluem dor intensa, inchaço e vermelhidão nas articulações, geralmente no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações, como tornozelo, joelho, cotovelo, pulso e dedos das mãos. 

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolver artrite gotosa, incluindo:

  • Histórico familiar da doença
  • Obesidade
  • Alimentação rica em carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas
  • Uso de medicamentos que aumentam o ácido úrico no sangue


O diagnóstico da artrite gotosa é feito através de exames de sangue para medir os níveis de ácido úrico e uma amostra de líquido sinovial retirada da articulação afetada para examinar a presença de cristais de ácido úrico.

O tratamento inclui medicações para aliviar a dor e a inflamação. Além disso, mudanças no estilo de vida, como perda de peso, dieta saudável e redução do consumo de álcool, podem ajudar a controlar a doença.

É importante buscar tratamento o mais cedo possível para evitar danos permanentes nas articulações. Se você suspeitar que tem essa doença, consulte um médico para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas da artrite gotosa e melhorar a qualidade de vida.

« Voltar