Imprensa ABTPé

Apofisite do Calcâneo: uma condição comum em crianças e adolescentes ativos

03/05/2023

A apofisite do calcâneo é uma condição que afeta principalmente crianças e adolescentes ativos, especialmente aqueles envolvidos em atividades esportivas que requerem corrida e saltos repetidos. Também conhecida como doença de Sever, a apofisite do calcâneo é uma inflamação da cartilagem de crescimento na parte posterior do osso do calcanhar.

Os sintomas mais comuns incluem dor na parte posterior do calcanhar, inchaço e sensibilidade localizada na área afetada. A dor pode ser intensificada durante a atividade física e pode ser aliviada com repouso. Em casos mais graves, a dor pode ser sentida mesmo durante as atividades cotidianas, como caminhar ou subir escadas.

Embora a apofisite do calcâneo possa ser dolorosa, geralmente não é uma condição grave e pode ser tratada com medidas simples. O tratamento geralmente envolve repouso e atividade física reduzida, aplicação de gelo na área afetada e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. Em casos mais graves, o médico pode recomendar fisioterapia ou uso de órteses para aliviar a dor e ajudar na recuperação.

A prevenção da apofisite do calcâneo envolve a adoção de boas práticas de exercício, como o uso adequado de sapatos esportivos, aquecimento e resfriamento antes e depois da atividade física e aumento gradual da intensidade do exercício. Os pais também devem estar atentos aos sinais e sintomas de dor no calcanhar em seus filhos e buscar orientação médica se a dor persistir ou piorar.

« Voltar