Imprensa ABTPé

Cuidados nas férias de verão

27/12/2023

As férias de verão, que ocorrem de dezembro a fevereiro, costumam proporcionar momentos de alegria e diversão para as famílias, estejam elas viajando ou não. Normalmente associado ao calor e a atividades ao ar livre, esse período exige alguns cuidados para que se possa aproveitá-lo ao máximo, sem deixar o bem-estar de lado, como fazer uso diário do protetor solar e beber água frequentemente.

 

Contudo, os cuidados especiais com os pés, que são a base do nosso corpo, tendem a ser esquecidos. É importante lembrar que, por estarem mais expostos ao calor, eles podem desenvolver rachaduras e ressecamentos. Além disso, por andarmos descalços ou com sapatos mais abertos, como chinelos, também ficamos mais suscetíveis a sofrer com micoses. Um caso ainda mais grave acomete pessoas com diabetes, que acabam tendo peles mais predispostas às lesões e, por isso, precisam redobrar os cuidados e evitar o uso de calçados que não ofereçam a proteção necessária.

 

Em todo caso, é possível aproveitar as temperaturas mais altas e ainda estar protegido contanto que mantenhamos alguns hábitos que garantirão nossa saúde, como lavar entre os dedos dos pés e secá-los bem com uma toalha macia, e estar sempre atento à formação de calos, bolhas ou manchas avermelhadas, que podem ser sinais de que algo está fora de ordem.

« Voltar