Imprensa ABTPé

Uso excessivo de salto alto pode causar problemas à saúde

03/01/2024

Todos sabemos a importância que um belo calçado tem para a composição de uma vestimenta, principalmente no vestuário feminino. Não é à toa que os sapatos de salto alto costumam ser os queridinhos das mulheres, seja para trabalhar, ir a um encontro romântico ou, simplesmente, para se sentir mais elegante. Contudo, o uso excessivo de saltos com mais de 3cm pode trazer uma série de problemas para a saúde e afetar diversas regiões do corpo como pés, tornozelos, joelhos, quadris e, até mesmo, a coluna.

 

Tais sapatos alteram a maneira de andar e a forma como o peso do corpo é distribuído, além de não respeitar o formato dos pés, o que causa dores e aumenta as chances de desenvolver calosidades plantares. A situação pode ser ainda pior em mulheres que têm o costume de usar sapatos com saltos muito finos, que alteram o equilíbrio e exigem mais da musculatura.

 

Para evitar problemas, escolha calçados que acomodem os pés em todas as suas dimensões (altura, largura e comprimento), sem apertá-los de forma alguma. Uma alternativa para aquelas que, por algum motivo, não possam usar outros calçados seria variar o tamanho e formato dos saltos, optando até mesmo por uma plataforma, que divide a carga corpórea de forma mais igualitária e exige menos dos músculos dos pés e pernas.

« Voltar