Saúde do tornozelo e pé

Cirurgia plástica nos pés

As intervenções cirúrgicas por motivos estéticos nos pés devem ser ponderadas cautelosamente. Os casos em que haja necessidade de correção de deformidades ósseas e articulares, que causem desconforto apresentam indicações cirúrgicas com os melhores resultados. 

Os procedimentos envolvem incisões, manipulações  tendinosas (tenotomias / tenoplastias), cortes ósseos (osteotomias) e, se necessário, o uso de pequenos parafusos placas ou fios metálicos para fixação. Além disso, o pós-operatório, como em qualquer cirurgia, pode trazer complicações, como abertura da sutura (deiscência), reações alérgicas, infecções, dor residual persistente, não consolidação óssea e edema.

Por estes motivos, apesar dessas cirurgias melhorarem as características estéticas dos pés, o objetivo primordial é permitir uma boa função, andando sem dor. 

As principais deformidades em que a cirurgia estética indicada são: Hallux Valgus (joanetes), dedos longos ou curtos demais, dedos com deformidades e bunionete (joanete do 5º dedo).

 

Cirurgia plástica nos pés