Saúde do tornozelo e pé

Joanetes

Cerca de 30% da população tem joanete, que consiste no aumento do volume da estrutura que esta localizada imediatamente  antes do primeiro dedo do pé. 

O joanete habitualmente vem associado com uma deformidade desse dedo, o hálux valgo, patologia que pode propiciar a degeneração da articulação do primeiro dedo do pé, fazendo com que ele se deforme.

Os fatores que mais contribuem para o surgimento desta alteração são doenças degenerativas (como artrite reumatoide e gota), hereditariedade (pé plano, herança familiar, frouxidão ligamentar familiar) e alterações neurológicas (derrame, paralisia cerebral, trauma de coluna (medular). O uso excessivo de calçados de salto alto e bico fino também podem gerar joanetes e a hereditariedade tem grande influência no aparecimento da doença.

O objetivo do tratamento é a melhora da dor, que pode ser conseguido com a modificação do padrão do calçado.

O uso de aparelhos para melhorar o posicionamento dos dedos e palmilhas pode aliviar parcialmente e provisoriamente os sintomas, porém o seu uso não previne e não corrige a deformidade. Quando a correção é necessária, a única opção é a cirurgia. É importante ressaltar que mesmo após a cirurgia o joanete pode voltar parcial ou completamente

 

Joanete no 5º dedo

Conhecido com o bunionete, o joanete do quinto dedo é uma deformidade articular do dedo mínimo angulada para o lado interno do pé causado pelo atrito e pela pressão repetitiva da borda lateral do calçado sobre a articulação do dedo.

A evolução da doença pode levar ao desenvolvimento de cenários mais graves como o alargamento e protusão da cabeça do 5º metatarso, a curvatura lateral anormal do 5º metatarso ou o aumento do ângulo entre o 4º e 5º metatarsos.

O tratamento consiste na modificação do tipo de calçado, adaptação de palmilhas ou protetores ortopédicos, uso de remédios anti-inflamatórios e aplicação de bolsa de gelo. A cirurgia é indicada apenas em casos mais graves.

Joanetes