Saúde do tornozelo e pé

Pé diabético

Consiste no conjunto de alterações neurológicas, infecciosas e vasculares, que acometem os pés dos pacientes portadores de diabetes e que podem levar a complicações graves ou até mesmo à amputação e morte.

Há vários tipos de lesões que acometem o pé diabético, causando a perda da sensibilidade e a diminuição da circulação sanguínea. 

 

Tipos de lesões

Neuropatia diabética - é a perda da função dos nervos do pé, principalmente da sensibilidade dolorosa e tátil, dificultando a percepção do paciente em notar lesões ou contusões.  Sem a sensibilidade, as possíveis lesões podem evoluir rapidamente e formar bolhas e feridas abertas (úlceras), possibilitando assim a entrada de microorganismos e causar uma infecção no pé.

 

Úlceras diabéticas - são feridas abertas ocasionadas por aumento da pressão local ou por ferimento (corte) na pele. Normalmente, mas não obrigatoriamente, relacionadas com a insuficiência de circulação sanguínea do pé. Em casos graves, é necessária a cirurgia para limpeza e desbridamento das lesões mais profundas ou até mesmo a amputação de dedos ou parte do pé para sanar a infecção.

 

Infecção - o paciente diabético com infecção grave apresenta mal-estar geral, febre alta e aumento dos níveis de açúcar no sangue que se apresenta por meio do surgimento de abcesso, secreção purulenta, mau cheiro, área inchada e avermelhada.

 

Artropatia de Charcot - são lesões ósseas.  O paciente com diabetes também perde a sensibilidade para fraturas, deslocamentos ou microtraumas ocorridos nos ossos do pé e tornozelo. O tratamento, dependendo da gravidade, pode ser imobilização por gesso, órtese ou ainda cirurgia.

 

Pé diabético