Saúde do tornozelo e pé
Pé plano do adulto - Insuficiência do tibial posterior
A disfunção do tendão tibial posterior é uma das causas mais comuns de um pé plano no adulto, anomalia progressiva que causa muita dor em decorrência do estiramento do tendão e ligamentos, podendo conduzir à ruptura do tendão.
As causas da disfunção do tendão tibial posterior são multifatoriais, podendo estar associadas a traumas, doenças inflamatórias alteração vascular ou hormonal. Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico.
A deformidade é classificada em quatro estágios:
1. Inflamatório - O paciente ainda consegue fazer e manter a elevação do seu peso na ponta do pé. Entretanto, se este movimento for repetitivo pode ocasionar dor. A função, força e sustentação do arco plantar está preservada.
2. Disfunção e Deformidade – há a perda da função do tibial posterior, com a degeneração e alongamento tendíneo. O paciente tem dificuldade ou incapacidade de fazer e manter a elevação de seu peso na ponta do pé.
3. Artrose Subtalar - rigidez articular e incapacidade completa para a elevação do peso na ponta do pé.
4. Artrose do Tornozelo - A deformidade crônica e o desalinhamento do pé levam ao desgaste e deterioração da cartilagem articular do tornozelo.