Saúde do tornozelo e pé

Pé plano na infância

O recém-nascido tem ossos formados por matrizes de cartilagem, que ainda não estão calcificadas, e, por isso, seus pés são muito flexíveis e apresentam-se planos ou, até mesmo, levemente convexos. O arco plantar começa seu desenvolvimento por volta do quarto ou quinto ano de vida, quando a musculatura está em pleno desenvolvimento,

Durante o processo de desenvolvimento da criança, os fatores mais importantes a serem avaliados é a presença de dor e a rigidez das articulações envolvidas. 

O pé plano flexível assintomático não é uma doença, mas uma variação anatômica determinada geneticamente, quando não apresenta dor e nem rigidez.

Com o crescimento da criança, o pé pode vir a tornar-se sintomático (pé plano flexível sintomático) e pode vir a ocorrer dor, principalmente, após alguma atividade física mais intensa.

Já o pé plano com rigidez das articulações (pé plano rígido), pode estar associado com fusões ou deformidade ósseas congênitas dos pés. Nesses casos ocorre perda do movimento de inversão e eversão do pé (para dentro e para fora).

A fisioterapia e o alongamento ajudam a dar condicionamento e reforçam a musculatura envolvida na sustentação. O uso de palmilhas também pode ajudar na diminuição da dor e a cirurgia é indicada apenas em casos mais extremos.

 

Desenvolvimento do pé na criança

Até os 6 meses – nos primeiros meses de vida, as meias e os calçados devem ser usados somente para conforto e proteger do frio. Os pés são membros sensoriais para os bebês e, portanto, deve-se estimular a criança deixando os pés descalços na maior parte do tempo.

 

6 a 9 meses - Nesta fase começa a exploração motora que lhe permite adquirir força muscular e descobrir novas sensações táteis. A criança explora o ambiente ao seu redor através do tato e dos movimentos das pernas e dos braços.

 

9  a 12 meses – nesta fase a criança começa a engatinhar e por isso as meias e os calçados deverão ser flexíveis, confortáveis e com mecanismos antiderrapantes para proteger e ajudar a criança a ter melhor aderência em pisos escorregadios.

 

1 a 3 anos - Neste período o pé, que se apresenta fisiologicamente plano, recebe os primeiros estímulos plantares causados pelos exercícios dos primeiros passos. Estes conjuntos de estímulos é que irão desenvolver os músculos e formar lentamente o arco plantar. É importante a criança sentir vários tipos de superfícies de apoio e a irregularidade do terreno, para estimular constantemente a formação do pé, por isso a importância em deixar a criança caminhar descalça.

 

Pé plano na infância